Oferecido por

Bitcoin na encruzilhada: mercado de baixa está próximo?

Bom dia, apaixonados por cripto. O Bitcoin entrou em uma tendência de queda, o chamado “bear market” (mercado de baixa)? Para a CryptoQuant, sim. Um relatório do portal aponta vários indícios de que a demanda pela criptomoeda mais famosa do mundo não só enfraqueceu, como deve enfrentar um período mais pressionada.

Essa tendência de baixa ocorre devido a queda na demanda pelos ETFs, a desaceleração do acúmulo por grandes investidores e o declínio dos indicadores de derivativos, de acordo com a CryptoQuant. Os investidores institucionais, por exemplo, tornaram-se vendedores “líquidos” no quarto trimestre. Isso significa que as vendas superaram as compras em 24 mil BTCs nos últimos três meses de 2025.

No mesmo período do ano passado, o cenário era o contrário. Esse tipo de deterioração da demanda antecipou, no fim de 2021, o período de mercado de baixa visto em 2022.  

Em bom português: sem nenhum evento que quebre o ciclo, o bitcoin pode entrar em período mais longo de fraqueza. De qualquer maneira, em muitos momentos em que o investidor precisou de um porto seguro, a criptomoeda ganhou força.

📈 O que sobe, o que desce

Bitcoin (BTC)

US$ 89.812,44

+1,36%

Ethereum (ETH)

US$ 3.045,89

+1,66%

↑ Maiores altas
• Audiera (BEAT): +56,04%
• Midnight (Night): +11,91%
• MYX Finance (MYX): +11,80%
Maiores baixas
• Canton (CC): -22,10%
• Aave (AAVE): -10,77%
• Pepe (PEPE): -2,39%
*Cotação do dia 22/12/2025.

Cripto Brasil

Bolsa família em cripto?

Um projeto de lei apresentado na semana passada no Congresso defende a criação de uma criptomoeda do governo brasileiro. O ativo seria utilizado para os pagamentos de benefícios sociais, aquisição de bens e serviços, execução de contratos públicos de natureza social e transferências entre beneficiários. A ideia é gerar maior controle de como esses recursos estão sendo aplicados. Segundo o projeto, a emissão, custódia e lastro da chamada Moeda Social Digital Governamental (MSDG) seriam feitos pelo Banco Central.

Bitcoin mantém reinado em 2025

A primeira edição do Raio-X do Investidor de Ativos Digitais, levantamento elaborado pelo Mercado Bitcoin mostra que entre as criptomoedas mais negociadas em 2025, o primeiro lugar seguiu com o bitcoin (BTC). Mas o crescimento das stablecoins também foi destaque com o USDT – cripto com lastro em dólar – assumindo o segundo posto. O top 5 foi completado pelos maiores ativos em valor de mercado, com ethereum (ETH), solana (SOL) e XRP.

Criptoinfluenciadores são categoria que mais cresce

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) lançou a nona edição do Finfluence, que monitora semestralmente as conversas sobre finanças nas principais plataformas digitais. Pela primeira vez, o estudo indicou quais as certificações dos influenciadores. O levantamento contabilizou 803 influenciadores, 1.750 perfis, 287,8 milhões de seguidores e 432,7 mil publicações. Entre os novos perfis mapeados, 44% atuam em criptomoedas, 13% em trade e o restante em temas tradicionais de investimento.

Cripto around the world

• Mercado de capitais tokenizado

A "tokenização" do mercado de capitais, ou seja, a digitalização de ativos por meio da tecnologia blockchain vai engolir o atual segmento de finanças descentralizadas (DeFi), afirmou Sid Powell, CEO e cofundador da Maple Finance ao portal CoinDesk. O especialista prevê um futuro em que todos os títulos de renda fixa privada vão estar "onchain", ou seja, representados e negociados por meio de blockchains. Powell compara esse movimento à transformação ocorrida no varejo com o e-commerce.

• MoMA incorpora arte no blockchain

O Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, tornou-se pioneiro na incorporação de NFTs para seu acervo permanente. A instituição adquiriu oito “CryptoPunks” e oito “Chromie Squiggles”, todas doadas. A obras ficarão abrigadas no Departamento de Mídia e Performance do MoMA, ao lado de vídeos, tecnologias experimentais e outras formas de arte de novas mídias. As obras podem ser vistas no site do museu..

Gráfico do dia

ETFs de bitcoins sofrem saques

Frase

Eventualmente, toda a atividade dos mercados de capitais ocorrerá ‘onchain’. As blockchains desempenharão um papel semelhante no setor de serviços financeiros ao que o e-commerce foi para o varejo tradicional

Sid Powell, CEO e cofundador da Maple Finance

Nossas newsletters

O Essencial
Curadoria afiada sobre negócios, economia e investimentos.

Texto: Sérgio Tauhata
Design: João Brito

Recebeu a newsletter de alguém?

Keep Reading

No posts found